Um bebê, de apenas seis meses, morreu em uma cerimônia de batismo de uma Igreja Ortodoxa na cidade de Suceava, na Romênia. O recém-nascido foi vítima de uma parada cardíaca após ser mergulhado três vezes em água benta na última segunda-feira (01).
A vítima chegou a ser levada rapidamente para um hospital da região, mas morreu horas depois. A parada cárdiaca foi causada pela presença de água nos pulmões, como revelou o exame de autópsia.
O padre responsável pela cerimônia foi indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Usuários da internet criaram uma petição online para exigir mudanças no ritual de batismo.
Após o incidente, Vasile Banescu, porta-voz da Igreja, recomendou que os padres passem a realizar o ritual de batismo com o uso de borrifador de água ou derramando o líquido na criança. Porém, o arcebispo Teodosie, líder da ala tradicionalista da Igreja, não aceitou alterar as regras da cerimônia. Faz parte do processo de batismo na Romênia afundar três vezes os bebês.